Login Aluno
Instituto Brasileiro de Terapias Manuais e Complementares
     

Notícias

...
Alavanque a sua carreira com a pós-graduação em fisioterapia pélvica

O Ibratemco tem uma oportunidade para você, graduado em Fisioterapia:
Estamos com matrículas abertas para o curso de pós-graduação em Fisioterapia Pélvica!
Aqui, você conta com o melhor time de professores para te preparar para o mercado de trabalho, formação rápida (18 meses) e a capacitação prática-teórica para que você tenha o melhor aproveitamento possível do curso.
Não perca a chance de investir no seu futuro. Fale conosco pelo 55 99622.3747 / 54 362.907154 para mais informações

...
Por que se especializar em fisioterapia pélvica?

A Fisioterapia Pélvica é uma especialidade que atua na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, que atua na sustentação dos órgãos pélvicos.
Uma das melhores opções de tratamento das disfunções da região pélvica, a fisioterapia pélvica pode ser realizada como forma de prevenir os possíveis distúrbios, diminuindo as chances de recorrer a procedimentos cirúrgicos
Alguns dos benefícios de se especializar nessa área são:
- A área se encontra em grande ascensão devido a atuação de Fisioterapeutas nas subáreas como a uroginecologia, oncologia, obstetrícia, dores pélvicas e saúde do homem.
- As pessoas estão conhecendo os benefícios da fisioterapia pélvica e estão buscando cada vez mais profissionais especializados na área.
- O profissional especialista em Fisioterapia Pélvica pode atuar em clínicas especializadas, laboratórios e hospitais.
- Os profissionais têm a possibilidade de expandir sua área de atuação para oncologia, preparação de parto, pós-operatório em cirurgias de útero e ovário e outras.
Quer saber mais sobre a especialização em Fisioterapia Pélvica? Fale conosco pelo 55 99622.3747 / 54 362.907154 (Passo Fundo)

...
Mitos e verdades sobre o assoalho pélvico

Localizado na região entre ânus e genitais, o assoalho pélvico é formado por músculos, ligamentos e fáscias que atuam como uma “rede” de sustentação dos órgãos pélvicos.
Esse grupo muscular é responsável por funções como a continência urinária e fecal, além de auxiliar no aumento da pressão intra-abdominal, na respiração e na estabilização do tronco.
Conheça alguns dos principais mitos e verdades sobre o assoalho pélvico:
- O assoalho pélvico contribui para o desempenho sexual: Verdade. É ele quem sustenta os órgãos pélvicos, portanto, contribui para o desempenho sexual.
- Tossir muito não causa enfraquecimento do assoalho pélvico: Mito. Episódios de tosses excessivas, seja por tabagismo ou doenças pulmonares, podem enfraquecer o assoalho pélvico.
- O desgaste da região pélvica pode levar ao descolamento de órgãos: Verdade. O enfraquecimento da região, somado de outros fatores como idade, peso e questões hormonais, pode ocasionar o descolamento de certos órgãos, como a bexiga, por exemplo.
- Gestantes não devem exercitar o assoalho pélvico: Mito. O assoalho pélvico é muito requisitado durante a gestação e na hora do parto, por isso, é importante praticar exercícios para fortalecê-lo.

...
Você conhece os tipos de incontinência urinária?

Incontinência urinária é como chamamos a perda involuntária da urina pela uretra. O distúrbio é mais recorrente no sexo feminino pois as estruturas musculares que sustentam os órgãos pélvicos e contraem a uretra para evitar a perda urinária são mais frágeis. Essa fragilidade ocorre em razão da existência de duas falhas no assoalho pélvico feminino, o hiato vaginal e o hiato retal.
Entre as causas comuns do distúrbio, estão o comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico, gravidez e parto, tumores malignos e benignos, doenças que comprimem a bexiga, obesidade e tabagismo.
O distúrbio pode apresentar-se de diferentes maneiras. Confira:
- Incontinência de Urgência: Vontade urgente de urinar que pode ocorrer em qualquer momento. A pessoa pode perder urina antes de chegar ao banheiro.
- Incontinência de Esforço: As perdas de urina ocorrem em razão de algum tipo de esforço, como, por exemplo, quando a pessoa tosse, ri, faz exercício, movimenta-se, etc.
- Incontinência Mista: Une características de ambas incontinências citadas anteriormente. A pessoa não consegue evitar a perda de urina pela uretra.
- Incontinência Funcional: Pode ocorrer mesmo se o sistema urinário estiver operando normalmente pois resulta de condições psíquicas ou físicas que dificultam a ida ao banheiro.
- Incontinência por Regurgitação: Ocorre quando a bexiga perde a capacidade de contração e não consegue expulsar a urina corretamente, causando o acúmulo da mesma em seu interior.
Para o tratamento, recomenda-se buscar o diagnóstico de um médico para identificar as causas e o tipo de incontinência apresentada. Exercícios para o fortalecimento da musculatura pélvica são uma ótima opção para a prevenção. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos ou de procedimentos cirúrgicos.

...
Conheça algumas patologias tratadas pela Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Como falamos anteriormente, a Fisioterapia Traumato-Ortopédica trata doenças e disfunções relacionadas a ossos, músculos, articulações e ligamentos. Essas disfunções podem ocasionar alterações fisiológicas que são prejudiciais à prática das atividades cotidianas.
Algumas das principais patologias na área da fisioterapia traumato-ortopédica são:
- Entorses: Uma entorse é uma ruptura ou estiramento doloroso de um dos ligamentos. Ocorre, frequentemente, quando o pé torce, forçando a articulação do tornozelo a sair de sua posição normal.
- Fraturas: São lesões que causam rompimento ou trincamento de um osso. As causas de fraturas ósseas incluem trauma, uso excessivo, desgaste ósseo e doenças que enfraquecem os ossos.
- Dor ciática: É provocada principalmente pela compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e formam o nervo ciático. A causa costuma ser quando uma hérnia de disco ou um esporão na coluna pressionam o nervo.
- Hérnia de disco: Condição relacionada a um problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras. Algumas causas comuns são excesso de força, desgaste por tempo, acidentes e traumas.
- Escoliose: É uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco. Entre as causas podemos citar deformidades congênitas da coluna, problemas genéticos, problemas neuromusculares e desigualdade de comprimento dos membros.
A fisioterapia traumato-ortopédica é fundamental no tratamento de traumas e distúrbios musculoesqueléticos, pois atua no alívio das dores, favorece o fortalecimento muscular, corrige deformidades, melhora a saúde em geral e melhora a qualidade de vida dos pacientes
Quer ser um especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica? Vem pro Ibratemco.
Matrículas abertas - Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica.
Não perca essa chance de investir na sua carreira. Fale conosco pelo 55 99893099 para mais informações.

...
Conheça a Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Uma das especializações mais procuradas pelos fisioterapeutas, a Fisioterapia Traumato-Ortopédica é responsável por atuar na análise, prevenção e no tratamento de doenças e disfunções relacionadas a ossos, músculos, articulações e ligamentos.
Além disso, ela pode atuar no processo de reabilitação de traumas, fraturas, entorses ligamentares, amputações e lesões musculares.
Alguns dos principais recursos que podem ser utilizados na Fisioterapia Traumato-Ortopédica são:
- Recursos eletrotermofototerápicos: TENS (estimulação elétrica transcutânea), EENM (estimulação elétrica neuromuscular), laser, ondas curtas, infravermelho e ultrassom.
- Terapia manual: técnicas de mobilização e manipulação articular de Maitland, Mulligan, Kaltenborn, com o intuito de diminuir algias, rigidez e reposicionamento do segmento.
- Cinesioterapia: conjunto de exercícios terapêuticos que ajudam na reabilitação de diversas situações, fortalecendo e alongando os músculos.
A sua área de atuação está em constante expansão devido aos benefícios proporcionados por essa especialidade. Por isso, cada vez mais, a necessidade de profissionais capacitados aumenta.
No Ibratemco, trabalhamos com o curso de pós-graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica que visa qualificar profissionais fisioterapeutas para o mercado de trabalho, suprindo a grande demanda de profissionais especializados. Com professores preparados e um currículo disciplinar atualizado, você se especializa com a melhor qualidade de ensino.
Se interessou pela área? Fale conosco pelo 55 99893099 para mais informações.

...
Principais lesões músculo-esqueléticas no trabalho

As lesões músculo-esqueléticas podem afetar os músculos, as articulações, os tendões, os ligamentos, os nervos e os ossos. A maioria das lesões músculo-esqueléticas são de origem profissional, cumulativas, resultantes da exposição repetida a esforços mais ou menos intensos ao longo de um período de tempo prolongado. Portanto, os sintomas surgem tardiamente. Manifestam-se sobretudo nas costas, no pescoço, nos ombros e membros superiores, mas podem também afetar os membros inferiores.
Conheça aqui as principais LME (lesões músculo-esqueléticas) que afetam os trabalhadores:
1- Lombalgia: Lesões na região lombar frequentes em trabalhadores que levantam cargas pesadas repetidamente ou fazem esforço físico exagerado.
2- Tendinopatias e Tendinites: Tendões e ligamentos inflamados devido à má postura e repetição de movimentos.
3- Cervicalgia: Lesão que provoca dores na região da coluna cervical.
4- Epicondilite e Epitrocleíte: Afetam os cotovelos dos trabalhadores devido à inflamação dos músculos e dos ligamentos da região.

Para prevenir esse tipo de lesão, é preciso adaptar a rotina de trabalho para que as condições se adequem às necessidades do trabalhador. No caso de tratamento ativo das lesões, deve-se buscar um profissional fisioterapeuta para trabalhar a reabilitação rápida e efetiva da lesão.

...
Conheça o professor

O professor Clóvis é quem vai conduzir o curso de Técnicas Manipulativas da Coluna Vertebral oferecido pelo Ibratemco.
Ele é graduado em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007) e pós-graduado em Quiropraxia pela Inspirar (Curitiba, PR). Além disso, ele é certificado como especialista em Quiropraxia pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e possui formação em Fisioterapia Manipulativa.
O Clóvis atua como quiropraxista na Clínica Antonio's em Santa Cruz do Sul, Clínica Petrucci em Cachoeira do Sul e Clínica Vital em Candelária, todas aqui no RS. Ele também é docente de cursos de Pós-Graduação na área da fisioterapia como Quiropraxia, Traumatologia e Terapias Manuais.
Aqui no Ibratemco, o Clóvis leciona em diversos cursos, sejam eles de capacitação ou pós-graduações. Baita currículo, né?
Nosso corpo docente é qualificado e preparado para proporcionar a melhor experiência de aprendizado para você que busca desenvolver-se profissionalmente.
Não perca a oportunidade de estudar com quem entende. Fale conosco pelo WhatsApp: 55 9989-3099 e saiba mais sobre o curso Técnicas Manipulativas da Coluna Vertebral.

...
O que são pontos gatilhos?

Na nossa musculatura esquelética, existem pontos que podem tornar-se dolorosos quando ativados em decorrência de lesões musculares ou de situações de estresse físico ou emocional.
Após o episódio, ocorre a formação de um nódulo no tecido muscular. Esse nódulo é facilmente reconhecido pelo toque, fazendo com que a área onde se localiza fique hipersensível. A essa área sensibilizada, damos o nome de ponto-gatilho.
Os pontos-gatilhos podem manifestar-se por meio de sintomas como dor em um local específico do corpo, podendo ou não irradiar para outras partes, fraqueza muscular e perda da amplitude de movimentos, que pode ocasionar dormência em algumas partes do corpo.
Os locais mais afetados pelas dores são as regiões da coluna cervical, lombar, ombro, cintura escapular e cintura pélvica. Algumas das causas mais frequentes para a formação dos pontos-gatilhos são problemas posturais, falta ou excesso de atividade física, trauma direto, estresse e esforço repetitivo.
O tratamento é realizado por profissionais fisioterapeutas e visa fortalecer a musculatura afetada e desenvolver a mobilidade das articulações do paciente. Para isso, o profissional utiliza técnicas específicas para aliviar as dores, como, por exemplo, a liberação miofascial, que diminui a tensão na fáscia.
Esse e outros conteúdos serão abordados no curso Técnicas Manipulativas da Coluna Vertebral que irá ocorrer nos dias 27 e 28/11 em Passo Fundo e 11 e 12/12 em Santa Maria.
Para mais informações, fale conosco pelo WhatsApp: 55 9989-3099 e tire todas as suas dúvidas!

...
Você sabia que a coluna vertebral é o eixo principal do nosso corpo?

Além de ser exigida em quase todos os movimentos e atuar na sustentação corporal, ela liga diversos órgãos e partes do corpo ao cérebro, cumprindo um papel essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.
Confira aqui 5 hábitos que vão te auxiliar a manter a sua coluna saudável, prevenindo dores e possíveis doenças:
1- Evite dormir de bruços: Ao dormir de bruços, você pode causar alterações na curvatura da coluna. Uma coluna com base forte é mais saudável! Prefira dormir de lado, com um travesseiro entre as pernas.
2- Exercite-se: Pratique exercícios para o fortalecimento da musculatura das costas, assim, você evita a fraqueza muscular e previne dores futuras.
3- Cuidado com os pesos: Ao levantar objetos pesados, tome cuidado. O ideal é dobrar os joelhos e usar as pernas para fazer o movimento, sem forçar as costas. Se preciso, solicite ajude.
4- Mantenha uma alimentação saudável: Uma dieta balanceada é essencial para manter seu corpo saudável. É importante lembrar que o fator sobrepeso pode ser prejudicial para a coluna vertebral.
5- Atente-se para a postura: Durante a utilização de aparelhos eletrônicos (notebooks, smartphones e outros), procure manter sua coluna em posição neutra e o dispositivo na altura dos olhos para facilitar a visualização.

...


O Natal Ibratemco chegou! E com ele a Maior Promoção que o Instituto já fez.

Já imaginou ter ISENÇÃO de Taxa de Matrícula + Valores da Tabela do ano anterior nas mensalidades + Ajudar famílias com alimentos.

Para garantir todas essas vantagens, basta: - Doar 5kg de alimentos não perecíveis na hora da inscrição. Pronto! Vocêisenta a matrícula e faz todo o curso pelo preço da tabela 2020.

A promoção é valida até o dia 22/12 e a entrega dos donativos será realizada no dia 23/12 para famílias em situação de vulnerabilidade social.

...


Assim como nossos cursos e atendimentos são pensados para o seu bem estar, criamos uma playlist para você desfrutar sempre que precisar.

Acesse clicando aqui (https://bityli.com/cDqcF) e confira mantras e músicas de relaxamento para aquietar a mente e aproveitar o momento.
Confira!

...

Um dos principais cursos de pós graduação do nosso instituto é destinado para distintos profissionais devido à  ampla abrangência da técnica.
A acupuntura cada vez mais beneficia a saúde e o bem estar de milhares de pessoas pelo mundo todo.
Se você é das àreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Medicina ou Odontologia matricule-se já: https://bityli.com/qbTuC
Estamos com Turmas em formação e com descontos imperdíveis e pagamento somente para 2021! Saiba Mais entrando em contato conosco.

...

Com carga horária total de 440 horas, o curso é um dos mais procurados do instituto e é voltado para profissionais das àreas de fisioterapia. O curso reconhecido pelo MEC visa à  formação profissional, atualização didático-pedagógica e técnico-científico, além da formação dos profissionais com ética técnica apurada e crítico nas patologias Traumatológicas e Ortopédicas utilizando as ferramentas da àrea.

Na atividade, são abordadas diversas disciplinas como Anatomia funcional e palpatária do sistema musculoesquelético e Fisioterapia Traumato ortopédica nas disfunções da Coluna Vertebral.

Acesse e confira todas as disciplinas aqui!
Fale conosco: clique aqui

...

Quem matricula-se nos cursos de pós graduação com início das aulas em setembro, tem a oportunidade de começar a pagar só no ano que vem.
Isso mesmo! Não perca a chance de investir na sua carreira sem apertar o orçamento.
Clique aqui, fale conosco e venha para o IBRATEMCO você também: https://bityli.com/qbTuC

...

A atividade transmitida no dia 20/06 está disponível para você assistir de forma completa pelo YouTube. Basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=4v_vxDVzVXg para ter acesso a todo o conteúdo dos professores e especialistas que guiaram o nosso encontro remoto. Confira! E tenha a chance de acessar muito conteúdo e informações sobre a atualidade da fisioterapia traumato ortopédica.

...

O curso de pós graduação em acupuntura é destinado para os graduados em:

- Fisioterapia
- Farmácia
- Enfermagem
- Biomedicina
- Psicologia
- Medicina
- Odontologia

Matricule-se já! E comece a pagar só em 2021.

...

Para tornar o seu processo de estudos mais em conta e ainda incentivar os amigos a se matricularem na Pós Graduação, o IBRATEMCO vai te presentear com descontos!

É super simples:
- Você indica um amigo
- Enquanto o indicado estiver matriculado, o indicador ganha o desconto de 5% na mensalidade;
- A promoção é cumulativa! Quanto mais amigos indicados e matriculados, maior será o seu desconto.
Compartilhe!

Matrículas abertas para os Cursos de Pós Graduação em:
- Acupuntura
- Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva
- Fisioterapia Traumato Ortopédica


...

Dê o primeiro passo em busca da sua especialização matriculando-se nos cursos de pós graduação do IBRATEMCO.

Quem se matricula agora, começa a estudar em setembro e pagar só em 2021!

Está imperdível!

Acesse o link, inscreva-se agora mesmo e garanta esta vantagem especial : Inscreva-se


...

Voltado para os tempos atuais, o tema do simpósio abordará também a fisioterapia respiratória em meio à  Covid 19.

Serão 7 painéis sobre assuntos ligados ao tema conduzidos por professores, especialistas, mestres e doutores. A atividade, que será gratuita, também contará com espaço para conversas e perguntas.

Inscreva-se: (linktr.ee/ibratemco)

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro da programação completa e demais informações. Cadastre nosso email na sua caixa de entrada para receber todas as informações de acesso e desenvolvimento do simpósio.


...

O Simpósio acontecerá totalmente on line e GRATUITO no dia 20/06 as 8h e abordará os temas mais relevantes do cenário atual.
Participe deste grande evento online realizado pelo IBRATEMCO. Garanta sua presença e acompanhe a programação nas nossas redes sociais.

Inscreva-se: https://forms.gle/np1xgsKjQNDY9RkR8


...

O curso visa oferecer aos fisioterapeutas conhecimento e habilidades atualizadas para formar um profissional ético, com técnicas apuradas e crítico nas áreas traumatológicas e ortopédicas por meio da fisioterapia.
Conheça todo conteúdo programático clicando aqui: (https://ibratemco.com.br/2019/12/12/traumato-ortopedica-funcional/)

E para que você possa se pós graduar com facilidade, a IBRATEMCO oferece Bolsas de Estudos no curso citado. Fale conosco e saiba mais!